Tono: toda a informação sobre clubes, preços, horários, opiniões.
O treino com pesos é uma actividade física destinada a desenvolver força, resistência, potência e massa muscular. Pode ser praticado sem equipamento, ou com a ajuda de acessórios (halteres, elásticos, etc.) ou máquinas de peso com cargas livres ou guiadas.
A maioria das academias tem uma área dedicada à musculação, com uma série de máquinas específicas. Existem vários tipos.
As chamadas máquinas de carga guiada: estas são particularmente adequadas para principiantes. A posição na máquina é bem supervisionada e a carga é ajustada manualmente com a ajuda de um pino em discos ponderados: os riscos de ferimentos devido a uma má posição ou a uma queda de carga demasiado pesada são consideravelmente limitados.
Máquinas de carga livre: estas estão equipadas com barbelas ou halteres tradicionais e são constituídas por várias bancadas e estruturas, dependendo do exercício proposto. São mais adequados para pessoas experientes, para evitar ferir-se a si próprias por estarem mal posicionadas ou por carregarem demasiado peso.
Idealmente, deverá ser acompanhado por um treinador desportivo para descobrir a área de culturismo e beneficiar de um programa de acordo com o seu nível e objectivos.
Uma sessão de musculação dura cerca de uma hora e pode concentrar-se no treino específico de um ou vários grupos musculares (coxas e nádegas, costas ou tríceps e bíceps) ou na execução de um “corpo inteiro” que concentra os exercícios em todo o corpo numa única sessão.
O musculação permite desenvolver os músculos, dar-lhes força e resistência, moldá-los ou refiná-los. Contudo, é necessário encontrar o programa que lhe convém e usar os pesos certos, o número certo de repetições e os tempos de repouso certos para ver os primeiros resultados aparecerem rapidamente.
Uma aula que, através de exercícios de fortalecimento para grandes grupos musculares, com especial ênfase na postura e na técnica de execução de cada um.